Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Exigência de certidão de antecedentes criminais pela empresa é legal?

há 8 anos

Este tema é bastante controverso e gera muita discussão.

Em um simples bate papo, com pessoas diversas, muitas opiniões e pensamentos diferentes são expostos.

Na justiça isso não é diferente.

Ao pesquisar o tema no TST (Tribunal Superior do Trabalho), encontram-se as mais diversas fundamentações para tentar chegar a um consenso.

Exemplo disso são as seguintes decisões com menos de dois meses de diferença uma para a outra, ambas daquele Tribunal:

A primeira decisão, proferida em 15 de Abril de 2015, pela 5º Turma do TST, entendeu que não existe dano moral ou ofensa ao empregado a exigência da certidão de antecedentes criminais.

O Ministro Relator Emmanoel Pereira entendeu que “Não configura dano moral a simples exigência, pelo empregador, de exibição de certidão de antecedentes criminais na fase pré-contratual”.

Desta forma, concluiu o Ministro que o empregador possui o direito, dentro dos limites do seu poder diretivo e com o objetivo de proteger os dados sigilosos de seus clientes, de exigir a certidão de antecedentes.

Já a segunda decisão foi proferida em 03 de Junho de 2015, pela 2º Turma do Tribunal, o entendimento foi diferente.

Entendeu-se, naquela oportunidade, que o empregador não pode exigir a certidão de antecedentes criminais como requisito pré-contratual, pois tal exigência gera dano moral indenizável.

Ao fundamentar a decisão o Ministro Relator Gilmar Cavalieri entendeu que “a exigência de certidão de antecedentes criminais fere o direito à honra e à intimidade previstos na Constituição Federal. Ademais, afronta diretamente o princípio da não discriminação na relação de emprego. A jurisprudência desta Corte tem entendido que tal conduta empresarial mostra-se abusiva, ocasionando, por consequência, a lesão moral passível de indenização (art. , V e X, da CF)”.

Existem casos em que a lei confere ao empregador essa prerrogativa de investigar os antecedentes criminais do candidato a emprego, como por exemplo, o vigilante (art. 16, VI, Lei 7102/83).

O Ministro, fazendo alusão às exceções legislativas, concluiu que “Em tais casos delimitados, explicitamente permitidos pela lei, a ponderação de valores e princípios acentua o amplo acesso a informações. Contudo, não se mostrando imprescindíveis e essenciais semelhantes informações, prevalecem os princípios constitucionais da proteção à privacidade e da não discriminação”.

Por ser tema tão controverso a Subseção 1 Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do TST realizou na última terça-feira (28/06/2016) uma audiência pública para auxiliar os ministros na formação de seu convencimento a fim de decidirem sobre o tema em dois processos que formarão precedentes a serem aplicados a todas as demais causas nas quais o tema é discutido.

O Ministro Márcio Eurico Vitral Amaro, ao final da audiência pública, destacou que não imaginava que os processos suscitariam tantas indagações. Ainda afirmou: “Já vínhamos, ao longo de todos esses anos, enfrentando essa matéria, que não me parecia muito polêmica. Mas estava redondamente enganado”.

Não existe data marcada para o julgamento dos recursos repetitivos, mas com certeza a decisão tomada pelos ministros trará uma grande mudança para o mundo dos empregados e empregadores.

Fonte: https://patussiemerich.wordpress.com/2016/07/04/exigencia-de-certidao-de-antecedentes-criminais-pela...

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações57
  • Seguidores245
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações156
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/exigencia-de-certidao-de-antecedentes-criminais-pela-empresa-e-legal/357225191

Informações relacionadas

Sentença Eclesiástica-Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça Eclesiástica do Brasil-Tema: Antecedentes criminais nas Igrejas Evangélicas.

Tribunal de Justiça do Ceará
Peçaano passado

Petição Inicial - TJCE - Ação Certidão de Antecedentes Criminais - Ação Penal - Procedimento Ordinário - contra Delegacia Municipal de Pacajus

Rogério Tadeu Romano, Advogado
Artigoshá 3 anos

Antecedentes criminais

Tribunal Superior do Trabalho
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal Superior do Trabalho TST - RECURSO DE REVISTA: RR XXXXX-58.2013.5.13.0023

Laura Allegretti, Advogado
Artigoshá 2 anos

Posso "limpar" minha Ficha de Antecedentes Criminais?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)